Tiramissu: A sobremesa italiana mais fácil que pavê
- semchefcozinha
- 23 de ago. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 4 de jul. de 2023

O Tiramissu, tiramisu ou tiramisù é uma sobremesa italiana clássica que combina cremosidade e uma certa crocância dos biscoitos de champagne, como se fosse um pavê. Mas é mais leve, menos doce que o pavê porque tem o amarguinho do café e do cacau. Mas pode confiar, mesmo se você não gosta tanto de café, no tiramissu o gosto dele casa perfeitamente com os outros ingredientes sem que ele se sobressaia muito. E ainda é mais fácil de fazer do que pavê, porque não precisa nem levar ao fogo para fazer o brigadeiro com o leite condensado. Só precisa de uma batedeira para bater as claras em neve. Mas aí quem faz o trabalho é a batedeira, né?
Olha que eu não sou a mestre das sobremesas. Tipo Masterchef, em que a maioria dos participantes treme na base ao ver prova de sobremesa, eu sou mais do time salgado, porque dá para inventar mais e não ficar tão preso às proporções. Mas eu te garanto que essa receita é muito fácil mesmo!
Rendimento: Uma forma de 25 x 35 cm
Nível: Fácil
Tempo: 20 min + 1h na geladeira
INGREDIENTES:
400 g de biscoito champagne
500 g de queijo mascarpone
1 - 2 xícaras de café sem açúcar (pode ser expresso ou não)
¼ xícara de açúcar
4 ovos (separar claras e gemas)
Cacau em pó para decorar
MODO DE PREPARO:
Comece tirando o queijo mascarpone da geladeira para que ele fique mais macio.
Faça o café, porque ele também precisa esfriar.
Comece separando as claras das gemas, colocando as claras na tigela da batedeira e as gemas em uma vasilha.
Coloque as claras para bater em neve na batedeira até ficarem bem montadas e formando picos firmes.
Misture o açúcar com as gemas e bata bem com um fouet ou com uma batedeira de mão. A mistura vai ficar mais aerada e mudar de cor, ficando um amarelo mais claro.
Adicione o queijo mascarpone e misture bem até obter uma mistura homogênea e cremosa.
Misture as claras em neve à mistura de claras e mascarpone com delicadeza de baixo para cima para não tirar a aeração das claras.
Agora vamos para a montagem. Separe os biscoitos de champagne e um recipiente para colocar o café. O ideal é que seja um recipiente raso que dê para mergulhar os biscoitos horizontalmente.
Coloque os biscoitos rapidamente um a um no café e vá colocando na forma lado a lado, formando uma camada cobrindo todo o fundo da forma. Os biscoitos são delicados e não podem ficar muito tempo no café. Caso contrário, eles irão desmanchar.
Depois de fazer uma camada com metade dos biscoitos, faça uma camada com metade do creme.
Faça mais uma camada com o restante dos biscoitos e cubra com o restante do creme.
Polvilhe com cacau em pó para decorar.
Leve à geladeira por pelo menos 1h para firmar.
Agora é só cortar e servir!
Observações:
O queijo mascarpone é característico dessa receita, porque ele é bem cremoso e tem um sabor levemente adocicado. Se você não encontrar, pode substituir por um requeijão bem cremoso, tipo catupiry. O gosto vai ficar próximo e a textura também.
Você pode montar porções individuais, se quiser fazer uma apresentação ainda mais sofisticada.
Já vi receitas que substituem as claras em neve por creme de leite montado na batedeira também, mas a receita original é com claras. Também acho que assim a receita fica mais leve.

Comentários