top of page

Flammkuchen ou Tarte Flambée: A Pizza que não é italiana

  • semchefcozinha
  • 11 de out. de 2022
  • 3 min de leitura

Atualizado: 4 de jul. de 2023

A Flammkuchen ou Tarte Flambée é uma pizza típica da região da Alsácia-Lorena, na fronteira entre a França e a Alemanha e em sua história carrega um pouco da cultura dos dois países. Com uma massa fininha e quase queimada (daí o nome do prato), tem um crocante especial.


Segundo a história, ela foi inventada quando aquela região pertencia ao Império Germânico, e os camponeses que faziam pão utilizavam a massa para testar a temperatura dos fornos. Como a massa é muito fina, quando ela saía quase queimada, a temperatura do forno estava boa para assar os pães. Em alemão, Flamm significa "chama" e Kuchen significa "torta". Por isso o nome "Flammkuchen". Quando a região foi anexada pela França, a receita foi incorporada e recebeu o nome equivalente em francês (tarte = "torta", flambée = "queimada").


Hoje a Flammkuchen é encontrada em todos os festivais de cerveja e de vinho e mercados de Natal ao redor da Alemanha, e também industrializada em quase todos os supermercados. Da mesma forma, a tarte flambée pode ser apreciada nos cafés de Strasbourg, capital da Alsácia Lorena na França.


Você pode assistir a receita completa e conhecer um pouco mais da história dessa região aqui:


Rendimento: Uma massa com cerca de 25 cm de diâmetro

Nível: Fácil

Tempo: 30 minutos + 30 minutos de descanso da massa


INGREDIENTES:


Para a massa:

• 2 xícaras de farinha de trigo

• 1 xícara de água morna

• 1 colher de sopa de azeite


Para o recheio:

• Crème fraîche

• Queijo ralado (na França utiliza-se o emmental, mas pode ser muçarela, Gouda...)

• Bacon cortado em cubinhos

• Cebola cortada em meias luas finas


Observações:


1. O que caracteriza o recheio da Flammkuchen ou tarte flambée é uma camada fina de crème fraîche. O crème fraîche é um creme mais encorpado feito a partir da fermentação do creme de leite. Se você não encontrar, você pode fazer o seu próprio. Tem uma referência de como fazer aqui:

https://receitas.globo.com/saiba-como-fazer-um-creme-fraiche-gnt.ghtml


Se quiser uma versão mais rápida, você também pode misturar cream cheese ou iogurte com um pouco de creme de leite. A consistência irá ficar bem semelhante, só não vai ter o gostinho característico da fermentação.


2. O recheio tradicional é com bacon, mas existem versões com alho poró, cogumelos. Então pode usar o que você preferir.


3. Existem diferentes receitas para a massa, inclusive algumas que utilizam fermento biológico. Essa é a que eu mais gosto, não só pela praticidade, já que não é necessário fermentar, apenas esperar 30 minutos para ela ficar mais elástica, mas também porque dos testes que fiz, essa foi a que mais me lembrou as versões que comi na rua.


MODO DE PREPARO:


Para a massa...


1. Comece pré-aquecendo o forno a 250oC. O forno tem que estar bem alto para que ela fique realmente quase queimada nas bordas.


2. Junte as 2 xícaras de farinha, o sal e a água, comece misturando com as mãos e quando toda a farinha tiver sido incorporada, transfira para a bancada. Você pode ajustar a quantidade de água e farinha. Se perceber que a massa está muito seca, adicione mais água, se perceber que está grudando muito, adicione um pouco de farinha, sem exagerar.


3. Trabalhe a massa até ficar lisa e homogênea, não grudar nas mãos e ficar ligeiramente elástica.


4. Embrulhe a massa em um plástico filme e deixe descansar por 30 minutos em temperatura ambiente.

Para o recheio...


1. Corte o bacon em cubinhos pequenos. Se você preferir, pode dourar o bacon em uma frigideira antes de adicionar ao recheio. Eu costumo pular essa etapa porque corto pequeno e o forno está bem quente, o que cozinha o bacon.


2. Separe o crème fraîche ou o substituto que estiver usando, rale o queijo e corte a cebola em meias-luas finas.


Montagem


1. Retire a massa do plástico filme, abra com um rolo (se não tiver um rolo, é possível usar uma garrafa de vinho) bem fininha. Como a massa é bem fina, é mais fácil abrir diretamente sobre a forma que vai ao forno. Você pode abrir redonda, como uma pizza, ou retangular, como é mais comumente encontrada na Alemanha


2. Faça uma camada de crème fraîche, adicione o queijo ralado, a cebola e o bacon.


3. Abra o forno rapidamente e coloque a forma na parte mais baixa do forno, podendo ser inclusive apoiada diretamente sobre a base do forno, se for elétrico.


4. A massa fica no forno por aproximadamente 10-12 minutos. Quando o queijo derreter e a massa estiver querendo queimar nas bordas, está pronto.


5. Aí é só servir!

Comments


Canal do Youtube e Instagram

  • alt.text.label.YouTube
  • alt.text.label.Instagram

©2022 por Clarissa Biscainho

bottom of page